São Francisco Xavier

O santo que deu nome ao distrito.

Francisco Xavier (Javier em castelhano) nasceu no castelo da família situado no Reino de Navarra, a 7 de Abril de 1506. Filho de famílias aristocráticas, era o filho mais novo de Juan de Jaso (conselheiro da corte do Rei ) e de Maria de Azpilcueta y Xavier, única herdeira de duas famílias nobres de Navarra. No último dia 13 de novembro visitei o castelo onde nasceu Francisco Xavier, além da igreja anexa, e abaixo publico algumas fotos tiradas na ocasião.

Uma curiosidade em Francisco Xavier é que ele foi à Paris com o intuito de estudar artes e filosofia e somente entrou na Companhia de Jesus devido à influência de seu companheiro de quarto no colégio de Santa Bárbara, Ignacio de loyola, o idealizador dessa ordem que pregava a retomada do antigo trabalho em campo dos apóstolos ao invés do confinamento em mosteiros, que foi o padrão durante quase toda a época medieval.

Em várias cidades do norte da Espanha e Portugal, o nome de São Francisco Xavier está presente em ruas, praças, bairros, hospitais, universidades e, evidentemente, em igrejas.

Até no monumento Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, Xavier é homenageado ao lado dos descobridores, o que de certa forma faz sentido uma vez que as grandes navegações em Portugal do séc. XV e XVI foram financiadas pela Ordem de Cristo através do Infante D.Henrique, usando os recursos da já extinta Ordem dos Templários; o que dá uma nova interpretação a estas navegações ultra marítimas associando-as principalmente à catequização de povos distantes, mais do que em busca de especiarias. Isto também implica numa reconsideração sobre a descoberta do Brasil, a qual não teria sido em nada acidental e muito menos uma descoberta.

Penso que, assim como existe o Caminho de Santiago Maior, não seria interessante haver um Caminho de Xavier ? Não à pé, claro.

Loading