São Francisco Xavier

A Cidade é considerada área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

A origem do povoado de São Francisco Xavier (SFX) está ligada ao fato, da localidade ter sido passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais comercializar em São José.

O Distrito foi criado oficialmente, através da Lei Estadual nº 59 de 16 de agosto de 1892 e devido ao seu relativo isolamento, passou por um longo período cuja sobrevivência dependeu exclusivamente da agropecuária.

Situado ao norte do município, com 322 km² de área, São Francisco Xavier convive com uma paisagem natural privilegiada com fortes declives e grandes altitudes cuja culminância, é o Pico de Selado com 2.082 metros, onde se avista as cidades vizinhas compondo um relevo harmonioso de montanhas e vales.

SFX é considerada uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, sendo amparada pela Lei nº 4212 de 24 de junho de 1992 que vincula o uso e ocupação do solo, ao bem estar da população e à preservação ambiental. Agora SFX também é APA Estadual pela Lei n° 11.262 de 8 de novembro de 2002.

Situado a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km, por asfalto, de São José dos Campos, SFX mantém ainda a característica de um pequeno povoado do interior, estando perfeitamente integrado ao modo de vida de sua população local; inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como o artesanato típico da região e de suas festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas todos os anos.

São Francisco Xavier tem várias trilhas para caminhadas (trekking), mountain bike e motos. Também conta com vários pontos de altitudes apropriadas para praticar paraglider além de diversos rios e córregos apropriados para a canoagem.

O potencial turístico de SFX é inegável pela riqueza de seu meio ambiente entretanto, deve ser explorado de forma sustentável tendo em vista a recuperação, preservação e utilização racional dos recursos naturais e qualidade de vida de seus moradores.

Para atender o aumento da procura por São Francisco Xavier, tanto pelas suas festas tradicionais como para o turismo ecológico, o Distrito dispõe de excelentes pousadas e áreas de camping, além de bares e restaurantes que deixarão o turista surpreso pela qualidade e atendimento.

Loading